Arte em Jogo, 26 e 27 Setembro, Universidade de Coimbra

Videojogos2013 – Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos é um evento
organizado pela Universidade de Coimbra (www.uc.pt)e pela Sociedade Portuguesa
de Ciências dos Videojogos (http://www.spcvideojogos.org/).
As conferências da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos realizam-se
anualmente e são um encontro para promover a cultura científica, a investigação
e a indústria de videojogos em Portugal. Esta Conferência de Ciências e Artes
dos Videojogos conta com a participação de investigadores e profissionais da
área dos videojogos para divulgação de trabalhos e troca de experiências entre
a comunidade académica e a indústria em articulação com o espaço Lusófono.

O tema desta Videojogos será “Arte em Jogo” e pretende evocar perspectivas e
reflexões diversas sobre a auto-expressão, a criatividade e os jogos, da parte
de autores ou criadores, mas também na perspectiva da experiência do jogador.

A Videojogos é um evento multidisciplinar que procura contribuições de diversas
áreas do conhecimento, promovendo o estudo e a reflexão crítica sobre práticas
e aplicações no mercado e na indústria. A conferência procura submissões
originais, de qualidade, encorajando a participação conjunta da indústria de
videojogos e da comunidade académica, explorando uma multiplicidade de formatos:

Papers – comunicações científicas ou técnicas sujeitas a peer-review
Revolving Workshops – espaços paralelos para actividades auto-organizadas
pelos proponentes, em formato de circulação aberta, limitadas a 3 horas
Demos – espaço de apresentação pública, discussão e experimentação de demos
Pica-Kucas – palestra/performance de 7 mins para afagar/estilhaçar neurónios