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APELO A COMUNICAÇÕES – Videojogos2013 - 26, 27 de Setembro 2013
Dep Eng Informática, Universidade de Coimbra, Portugal

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Videojogos2013 – Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos é um evento
organizado pela Universidade de Coimbra (www.uc.pt)e pela Sociedade Portuguesa
de Ciências dos Videojogos (http://www.spcvideojogos.org/).
As conferências da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos realizam-se
anualmente e são um encontro para promover a cultura científica, a investigação
e a indústria de videojogos em Portugal. Esta Conferência de Ciências e Artes
dos Videojogos conta com a participação de investigadores e profissionais da
área dos videojogos para divulgação de trabalhos e troca de experiências entre
a comunidade académica e a indústria em articulação com o espaço Lusófono.

O tema desta Videojogos será “Arte em Jogo” e pretende evocar perspectivas e
reflexões diversas sobre a auto-expressão, a criatividade e os jogos, da parte
de autores ou criadores, mas também na perspectiva da experiência do jogador.

A Videojogos é um evento multidisciplinar que procura contribuições de diversas
áreas do conhecimento, promovendo o estudo e a reflexão crítica sobre práticas
e aplicações no mercado e na indústria. A conferência procura submissões
originais, de qualidade, encorajando a participação conjunta da indústria de
videojogos e da comunidade académica, explorando uma multiplicidade de formatos:

Papers – comunicações científicas ou técnicas sujeitas a peer-review
Revolving Workshops – espaços paralelos para actividades auto-organizadas
pelos proponentes, em formato de circulação aberta, limitadas a 3 horas
Demos – espaço de apresentação pública, discussão e experimentação de demos
Pica-Kucas – palestra/performance de 7 mins para afagar/estilhaçar neurónios

Os oradores convidados serão anunciados no website.

*** ALGUNS TÓPICOS OU ÁREAS DE INTERESSE ***

Arte e Estética em Jogos Digitais
Modelação e Animação
Narrativas, História e Personagens
Análise e Crítica de Videojogos
Estudos Sociais, Culturais e de Comunidades de Jogos
Materialidades da Cultura nos Videojogos
Estudos de Media e Transmedia envolvendo Jogos
Jogos de Realidade Alternativa ou Aumentada
Computação em Videojogos (Gráfica, Afetiva, IA, Arquitecturas, etc)
Geração de Conteúdos
Interação e Tecnologias de Interface
Design e Avaliação da Experiência de Jogo
Metodologia de Conceção e Produção de Jogos Digitais
Técnicas de Prototipagem e Desenvolvimento de Videojogos
Explorações de Jogos em Contextos Mais-do-que-lúdicos (Aprendizagem,
Reabilitação, Comunicação, Política, Gamificação, etc.)
Modelos de Exploração e de Negócio em Videojogos

*** SUBMISSÃO ***

As submissões podem ser escritas em Português, Inglês ou Espanhol,
respeitando os seguintes limites:
- Full paper: 10 páginas.
- Work in progress: 6 páginas.
- Proposta de Workshop: 6 páginas.
- Demo: 6 páginas, incluíndo um endereço válido para acesso
ou download de videos e/ou demonstrador.
- Pica Kuca: síntese de 100 palavras ou menos.

Os limites estabelecidos incluem tabelas, figuras e referências. Artigos
que ultrapassem os limites estabelecidos serão devolvidos aos autores.
Todas as submissões devem utilizar a CHI Extended Abstracts template.

Os “full papers” devem primar por serem inéditos e de relevância em termos de
pesquisa ou reflexão teórica, empírica ou aplicada. Os papers identificados
como “work in progress” podem descrever ideias ou estudos preliminares,
trabalhos em curso que ainda não apresentem maturidade necessária para serem
sistematizados num full paper. As “demos” deverão preferencialmente apresentar
aspectos de inovação na área dos jogos digitais no âmbito das áreas de
interesse cobertas pela conferência.

As submissões de artigos realizam-se online através da plataforma electrónica
disponibilizada no website da conferência. Os trabalhos submetidos serão
avaliados e seleccionados pela Comissão técnico/cientifica em regime de double
blind review. Para que o artigo seja publicado, é obrigatória a inscrição de
pelo menos um dos autores e a apresentação do trabalho na conferência.

A comissão técnico/científica da conferência irá premiar o melhor full paper
e a melhor demo.

Os trabalhos aceites serão publicados em formato e-book com ISBN.
Os melhores papers serão seleccionados para inclusão numa revista de cariz
cientifico a anunciar.

*** DATAS IMPORTANTES ***
Submissão Papers (Full ou Work in Progress): EXTENDED: 15 de Julho, 2013.
Submissão de Demos, Workshops, Pica-Kucas: 15 de Julho, 2013.
Notificação de aceitação: 2 de Agosto, 2013.
Camera Ready: 31 de Agosto, 2013.

URL para submeter: https://www.easychair.org/conferences/?conf=vj2013